O que faz um promotor de vendas?


Boa comunicação, habilidade e criatividade na hora de expor um produto no PDV são apenas algumas das boas características de um profissional de merchandising.

promotores

O promotor de vendas atua principalmente em lojas de varejo, apresentando os produtos da maneira atrativa possível. Além disso, muitas vezes exerce a função de abordar e explicar ao seu público-alvo as características e benefícios dos produtos sob sua responsabilidade. Outros espaços comuns de atuação do promotor de vendas são as feiras e os eventos que podem ocorrer tanto em grandes centros de convenção como em shopping centers.

É possível para um promotor de vendas, com investimento em seu desenvolvimento profissional, traçar um plano de carreira visando alçar posições como assistente de marketing, assistente de vendas, consultor de vendas, podendo chegar a funções gerenciais.

Panorama de mercado

Atualmente, trava-se uma verdadeira batalha nos pontos de venda pela atenção e preferência do consumidor. As marcas disputam espaço na tentativa de serem preferidas no momento da compra. Os fabricantes de produtos veem-se obrigados a utilizar outras estratégias, além da simples disposição de suas mercadorias em gôndolas e prateleiras.

É neste cenário que ganha importância à figura do promotor de vendas, responsabilizando- se pelo “corpo a corpo” com o consumidor em lojas de varejo, feiras promocionais ou outros locais que exijam a apresentação profissional de produtos e serviços, seja por meio da comunicação oral, seja da arrumação física, utilizando conceitos da decoração e do visual merchandising.

Outro ponto relevante no atual contexto mercadológico é o fato de as grandes empresas, principalmente as do varejo, terem transferido ao fabricante a responsabilidade da divulgação e organização de seus produtos no ponto de venda, passando muitas vezes para o promotor também a incumbência de vender, exigindo-lhe habilidades no uso de técnicas de vendas e conhecimentos sobre a logística interna da loja.

O promotor é sem duvida uma das ferramentas mais importantes da indústria e do varejo é por isso que nós do PDV Ativo estamos nos empenhando a cada dia não só em divulgar e informar sobre esse profissional, mas também em desenvolver novas ferramentas e técnicas para valorizar ainda mais o trabalho do promotor de vendas.

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Edson Souza
Fundador do PDV Ativo e apaixonado por merchandising arte no ponto de venda. Possui mais de 20 anos de vivência no varejo com cases de sucesso em empresas como Selmi, Mabel, Marilan, Itamaraty, Santa Helena, Perfetti, Van Melle, entre outras. Atualmente atua como palestrante em todo o Brasil.

Categorias: Boas práticas e técnicas de merchandising, Gestão em Trade, Recursos humanos em merchandising

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  • Roseane Oliveira Rozendo

    Valeu pelo post.Esclarece muitas dúvidas pois têm pessoas na área que não sabe qual é sua real função.Boa noite.

  • rona cristian

    sou promotor da cia flu.e tudo que vcs dissero são realmente a verdadeira função do promotor de vendas.O promotor é sem duvida mais importantes da indústria e do varejo é por isso que Ativo e me empenho a cada dia não só em divulgar e informar sobre os meus produtos., mas também em desenvolver novas ferramentas e técnicas para valorizar ainda mais o meu trabalho de promotor de vendas..e seu que dessa forma irei crescer na minha area.abrsos,fica com deus

    • Fernando

      Para progredir em sua carreira falta muito. Mas pode inicar, aprendendo melhor o portugues.

  • Fábio

    Existem várias atividades além do que lhe é esclarecido, as quais estas apenas quem atua ou atuou na área para explica-las.
    O promotor tem como obrigação logo na entrada aturar mau humor dos seguranças de loja que sempre acham que os promotores não valem nada e só estão ali para roubar, portanto todas as atenções são voltadas para eles. Alem desta função o promotor acumula tais funções como, fazer devoluções na abertura da loja, arrumar estoque, lavar estoque, abastecer produtos que não fazem parte do portfólio de suas respectivas empresas, reagrupar carrinhos deixados pelos clientes na loja, paparicar o gerente para manter os targets que são negociados, tais como pontos extras, e como se não bastasse mesmo acumulando tantas funções que teoricamente seria atividades de funcionários do mercado, em determinadas lojas promotor não tem o direito de usar o refeitório, pois eles alegam que são de uso exclusivo de funcionário.
    Agora vem a pergunta….com tantas funções e atividades paralelas as que de fato são de obrigação do promotor, não confunde realmente a real função do promotor?

    • http://www.pdvativo.com.br Edson Souza

      Fabio primeiramente obrigado por participar. Queria te dizer que não abordamos em detalhes o dia a dia do promotor, o qual conheço muito bem, já que só como promotor atuei mais de 15 anos. Achei interessante os outros aspectos do trabalho do promotor que você trouxe a atenção nos seus comentários e concordo que é a mais pura verdade. Apenas discordo de algumas coisas que citou que não fazem parte da atividade do promotor, tais como lavar depósito, agrupar carrinhos que clientes largam em estacionamento e abastecer produtos que não sejam seu. Isso tudo deve ser comunicado ao seu supervisor e devem conversar sobre quais medidas devem ser tomadas. Outro ponto é não estamos na loja para paparicar ninguém, o promotor é um profissional de relacionamento e ele deve usar esse aspecto positivo a seu favor, ainda mais quando o ponto extra foi negociado.

      O trabalho do promotor é muito dinâmico, isso não quer dizer que ele tenha que realizar tudo aquilo que a loja manda ele fazer. Se você acha que certo trabalho que lhe foi incumbido não está de acordo com a sua real função comunique isso com a sua empresa e mostre a eles onde está o erro.

  • pa.u.la17@hotmail.com

    valeu realmente tem coisas q esquecemos

  • paulo cristino de farias

    uma das muitas funções de um promotor no pdv e ver data de validade e ver se todos os produtos estão precificados corretamente . um abço..

    • http://www.pdvativo.com.br Edson Souza

      Ponto muito bem lembrado Paulo. Aliás é uma das regras básicas para qualquer promotor de vendas… abraços

  • Bruno César d. S. O

    Muito obrigado pelas dicas, apreendi bastante com vocês……
    Brigado pelo trabalho que estão desenvolvendo……
    Abraço fica com Deus……….

  • taisia oliveira dos santos

    gostaria de saber o que o promotor de vendas não pode fazer no seu pdv

  • Marcelo Figueiredo

    Como fica a atuação do profissional no setor de serviços?

    • Edson Souza

      Marcelo tudo bem? Não entendi muito bem sua pergunta, pode reformular por favor… abraços

      • Ricardo Steffens

        Edson,
        creio que eu tenha mais ou menos a mesma dúvida que a do Marcelo.

        O Merchandising é, não somente criatividade no momento de expor um produto, mas também o corpo à corpo, diferentes formas de abordagem do cliente potencial.
        No caso de um promotor de vendas de serviços (por exemplo empresas de transporte, ou serviços de manutenção) como ele atua, se não há ponto de venda e nem mesmo um produto palpável à apresentar ao cliente?

  • leonardoz

    como faz pra arrumar trabalho nessa área???

    • Felipe Salgado

      Olá Leonardo,

      Você pode acessar nosso menu de Vagas: http://www.pdvativo.com.br/vagas, dependo da sua região há muitas oportunidades.

      Abraço!

      • leonardoz

        sou de Ribeirão Preto- SP

  • Helena Bata

    Essa duvida Ricardo Steffens também é minha. Edson,poderia esclarecer?

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