Até quando você continuará sendo o último a saber?


ate-quando-voce-continuara-sendo-o-ultimo-a-saberEm qualquer área da vida, ninguém deseja ser o último a saber. Se você deseja despertar o interesse de alguém, insinue que você e todos os demais sabem de algo que ele ainda não sabe.

Não me pergunte porque somos assim, mas detestamos ser os últimos a se informar sobre qualquer que seja o assunto. Isto é tão forte que aqui no Brasil é motivo de muitas brincadeiras, sendo que em todas elas, alguém sempre sai prejudicado no processo.

Ao criar este título provocativo, pretendo despertar o teu interesse para o fato de que na área do trade marketing, muitas empresas estão muito atrás das demais, ao não contar com tecnologias associadas ao processo. Leia mais…


Categorias: Trade Marketing

O que um profissional da alta gestão de trade marketing precisa saber


alta gestão tradeConhecer o contexto da atuação da área de trade marketing nas empresas e saber identificar os principais objetivos organizacionais são tarefas essenciais para quem ocupa um cargo de alta gestão de trade marketing. Identificar os principais aspectos que definem planejamento e ações que serão tomadas também deve fazer parte habilidades desse profissional.

Um gestor de trade deve conhecer os benefícios dos programas de key accounts para as empresas, por exemplo. A gestão de contas-chave é hoje uma das estratégias competitivas mais importantes para as organizações porque melhora as relações de vendas com os principais clientes e com clientes estratégicos. Por meio desse tipo de gestão, as relações e parcerias entre indústria e varejo podem ser mais duradouras e transparentes.

Saber sobre gerenciamento por categorias também deve estar na lista de habilidades de um gestor de trade. Essa técnica serve para organizar a estrutura de localização dos produtos no PDV, com base na categoria dos produto e do comportamento dos compradores. A meta é sempre atender as necessidades dos clientes como um todo e com isso, facilitar a compra. Leia mais…


Categorias: Gestão em Trade

Market Share ou sua empresa mata ou morre


marketshareMarket Share, vocês vão ouvir muito dele nesse ano e nos anos seguintes, muitos supermercados adotaram essa fórmula para a definição de facing e presença das empresas no Ponto de Venda, acabando com aquelas brigas referentes a contratos e “acordos comerciais” de início de ano, onde a galera do merchandising esperava ansiosa para correr pra gôndola e implementar o facing gigante e detonar o concorrente e falar a frase mais irritante do meio de loja: “é contrato“.

O Market Share chegou para acabar com as injustiças no Ponto de Venda, nessa hora sua empresa sabe realmente o que ela Leia mais…


Categorias: Gestão em Trade

Como montar um ponto de venda eficaz


4524934705_469fb0d986_zEm um mercado bastante competitivo, promotores precisam ser muito criativos para conquistar a preferência dos shoppers. E é no ponto de venda em que essa conquista pode ter um final feliz. Uma das técnicas mais importantes no varejo é fazer o cliente ter uma boa experiência de compra, e, é claro, vender. Isso envolve desde a disposição dos produtos até a sinalização de preços, promoções e etc. Leia mais…


Categorias: Trade Marketing

A diferença entre promotor e repositor


promotor repositorMuita gente ainda confunde as funções de promotor com a de repositor. Há bastante polêmica sobre isso e nossa intenção com esse post é apenas esclarecer a diferença entre promotor e repositor. Questões legais ficam para um próximo texto. Leia mais…


Categorias: Merchandising

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