Trade Marketing, Comercial e Marketing: quais são os seus verdadeiros papeis no processo de venda?


trade marketing

Com uma pitada da sua reconhecida genialidade, Peter Drucker é autor da polêmica afirmação: “Há apenas duas funções em negócios: marketing e inovação. Todo o restante são custos.”

Por si só, a afirmação coloca os dois conceitos no pedestal de qualquer organização. Porém, ao estudarmos as obras de Drucker mais a fundo, perceberemos que a função do marketing está presente em todos os setores de uma empresa. A dissociação é impossível. Nas cadeiras de administração de marketing durante a graduação, por diversas vezes estive frente a frente com um Drucker em mãos despertando uma inquietação: “Quem esse sujeito pensa que é, querendo colocar o marketing como responsável por tudo, como centro de todos os processos da empresa?”. Ao estudar “praça”, um dos 4 P’s, eu pensava: “Mas isto não é marketing, é logística!”. Os últimos anos felizmente abriram-me os olhos. Como administrador de uma empresa de tecnologia, percebo agora como a genialidade de Drucker parte justamente deste ponto: toda organização pensando e trabalhando em prol do seu posicionamento no mercado. Leia mais…


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A importância do atendimento ao cliente pelo promotor de vendas.


promotor de vendas

Certa vez eu perguntei a minha equipe de promotores quem era o nosso patrão. Ouvi quase que em coro o nome do dono da empresa. O silêncio pairou no ar quando falei que todos estavam errados. Muitos até ficaram preocupados e se questionando: “- Será que ele vendeu a empresa”? Houve um alívio no momento que falei que o nosso patrão na verdade era nosso cliente e não o dono da empresa como se supunha.

Para o promotor de vendas essa definição tem uma importância dupla. Como assim? É muito simples, o promotor de vendas tem que ter em mente que o seu cliente é tanto o varejista como o consumidor final. Para um melhor entendimento leia nosso artigo “O que é sell-out No PDV e por que o promotor deve se preocupar com ele”. Leia mais…


Categorias: Merchandising

Planilha Gratuita para elaboração de roteiros da equipe de campo


planilha para roteiros

Roteiro é uma palavra usada frenquentemente no vocabulário de qualquer profissional da área de trade marketing e merchandising. É através deste planejamento de visitas aos PDVs que a equipe de promotores de venda executa a estratégia de trade definida pela empresa e alavanca a venda dos seus produtos.

Todo coordenador ou supervisor que gerencia uma equipe de campo, deve separar um momento do seu dia para planejar o roteiro de sua equipe. Esse roteiro deve estar organizado para que nenhum PDV fique de fora e para que todos os promotores tenham sua agenda completa de visitas, o que torna esse processo um pouco trabalhoso quando não contamos com a ferramenta adequada. Leia mais…


Categorias: Trade Marketing

Boas práticas para merchandising no ponto de venda


merchandising no ponto de vendaConquistar um shopper e transformá-lo em consumidor da sua marca envolve algumas etapas, desde o processo de produção do produto até a exposição dele no varejo. Mas vamos ao que interessa aos leitores do blog: o merchandising no ponto de venda. Separamos três boas práticas que mudam a forma como o shopper vê os produtos e facilitam a compra. São elas: Leia mais…


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Os direitos e deveres do promotor de vendas


deveres do promotor de vendasA profissão de promotor de vendas é uma daquelas em que se ganha salários compatíveis com a qualidade do serviço prestado e pela quantidade de esforço realizado. Por isso, entre suas atribuições, consta a habilidade de conseguir se comunicar bem com as pessoas e pensar rapidamente, o que é fator decisório e fundamental. Persistência e resiliência também fazem parte do dia a dia, já que nem sempre é possível concretizar o projeto de PDV almejado. E, como em toda profissão, é possível apontar os direitos e deveres do promotor de vendas. Falaremos mais sobre esses temas no post de hoje.

A profissão de promotor de vendas foi regulamentada em novembro de 2013, a partir do Projeto de Lei 5451/09. De acordo com o texto aprovado, ele é o profissional de nível médio contratado diretamente pela indústria ou por empresas prestadoras de serviços com as seguintes atribuições:

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