[Ebook] Indicadores Estratégicos: Como Transformar Dados em Informações Relevantes para a Operação.


Indicadores Estratégicos

Quando lançamos o primeiro ebook da série “Tecnologia Para Gestão de Trade Marketing” chamado “Indicadores em Tempo Real”, recebemos diversos feedbacks positivos da comunidade do portal. Porém, internamente sentimos que este material não abordava indicadores realmente e sim levantava apenas os dados que poderiam ser coletados no ponto de venda.

Assim, resolvemos reformular este ebook dando uma cara mais analítica e estratégica para o assunto. Esta nova versão nomeada “Indicadores Estratégicos: Como transformar dados em informações relevantes para a operação” terá como objetivo mostrar aos gestores de trade marketing as possibilidades de análise dos dados coletados pelos promotores nos PDV’s. Leia mais…


Categorias: Trade Marketing

[Whitepaper] Pesquisas no PDV – O que Coletar em Campo?


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O ponto de venda pode determinar o sucesso ou o fracasso da sua marca. De nada adianta investir milhões em publicidade, se sua empresa não sabe, ou demora muito pra saber, o que está acontecendo no local de decisão do shopper.

Pensando nisso, a equipe de trade do PDV Ativo listou abaixo os dados essenciais que devem ser coletados pela equipe de promotores nos PDV’s: Leia mais…


Categorias: Trade Marketing

Palestra para Equipe de Promotores de Venda da M. Dias Branco (Vitarella e Pilar)


palestra para promotor de venda

Nada pode ser mais satisfatório do que se fazer aquilo que se gosta. É exatamente assim que defino as oito palestras que tive o privilégio de realizar para os mais de 700 promotores de venda da equipe de merchandising da M. Dias Branco, divisão Vitarella e Pilar em Pernambuco, Alagoas, Bahia, Paraíba, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro.

Todos que acompanham o meu trabalho pelo PDV Ativo sabem que meu foco sempre foi o profissional de merchandising, principalmente na divulgação de seu trabalho e na motivação desse profissional que considero ser um dos mais importantes no varejo. Uma das coisas que costumo frisar em cada palestra que faço é justamente o fato de poder falar de “Promotor para Promotor”, isso quer dizer que posso falar de experiências que vivi quando atuava como promotor de vendas e esse é o grande diferencial. Afinal, nada causa mais impacto do que você receber não só uma mensagem na sua própria língua, mas sim de uma maneira que você se identifica em tudo que está sendo dito. Leia mais…


Categorias: Merchandising

Você conhece Cross Merchandising ??


cross merchandising

Merchandising todo mundo já sabe o que é, certo? E Cross, alguém sabe? Cross é uma palavra que vem do inglês e significa cruzar, cruzamento…. mas o que tem a ver uma coisa com a outra?

Cross Merchandising é uma técnica que vem crescendo muito nos diversos PDV’s que temos por aqui! A técnica consiste em aumentar as vendas dos produtos que normalmente são esquecidos pelos compradores, ou então impulsionar mais ainda as vendas, correlacionando o produto X com o produto Y. Pareceu confuso, péra ai que vou dar um exemplo e vai ficar bem mais fácil… Leia mais…


Categorias: Merchandising

O Trade Marketing no Varejo : A importância da interação da Indústria e do varejo em busca do shopper


CoupleShopping

São poucos os varejistas do Brasil que possuem em sua estrutura um setor de trade marketing, que é um setor mais comum nas indústrias. Normalmente quando um profissional de trade marketing da indústria visita o escritório do canal, quem o atende é o comprador da categoria que representa o seu produto. Nessas visitas o profissional de trade da indústria, normalmente, tem em mente ações de trade marketing que podem ser implementadas nos PDVs e trará aumento do sell out de seus produtos, mas na mente dos compradores, o mais comum é solicitar ao trade marketing verba para anunciar seus produtos em encartes, compra de espaço no PDV, compra de serviços e publicidades nas lojas, etc. Investimentos que nem sempre apresenta um estudo de sell out que os garanta o ROI desejado pela indústria.

Felizmente o setor de trade marketing, que cada dia mais se evolui nas indústrias já começam a fazer parte da realidade do varejo, nem sempre encontramos no varejo um setor de trade marketing, porem vimos que sua cultura, que tem como alicerce o sell in e sell out interligados no ganha-ganha, onde a indústria enxerga o retorno do investimento e o canal o retorno de vendas, já está enraizada. Aos poucos isso passa a ser uma realidade, onde nem sempre o varejo exige um investimento à parte, mas sim um investimento de troca de informações e implementação de ações que tragam resultados para ambas as partes.

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Categorias: Trade Marketing

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