[Infográfico] Resultado da Pesquisa do Perfil do Trade Marketing Brasileiro


infográfico trade marketing

Algumas semanas atrás realizamos uma pesquisa com os profissionais de trade marketing que visitam nosso site periodicamente. Estes profissionais abrangem desde a execução, representada pelos promotores de venda até à gestão, representada pelos supervisores, coordenadores, analistas e diretores de trade.

A pesquisa foi divida em duas partes: a primeira focada nos promotores de venda com perguntas como, idade média, tempo de empresa, faixa de remuneração e nível de formação.

A segunda parte da pesquisa abordou os gestores e levantou dados como, segmento de atuação, ramo de negócio, tamanho da equipe de equipe de campo, se são terceirizadas, próprias ou ambas. Leia mais…


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Trade Marketing, Comercial e Marketing: quais são os seus verdadeiros papeis no processo de venda?


trade marketing

Com uma pitada da sua reconhecida genialidade, Peter Drucker é autor da polêmica afirmação: “Há apenas duas funções em negócios: marketing e inovação. Todo o restante são custos.”

Por si só, a afirmação coloca os dois conceitos no pedestal de qualquer organização. Porém, ao estudarmos as obras de Drucker mais a fundo, perceberemos que a função do marketing está presente em todos os setores de uma empresa. A dissociação é impossível. Nas cadeiras de administração de marketing durante a graduação, por diversas vezes estive frente a frente com um Drucker em mãos despertando uma inquietação: “Quem esse sujeito pensa que é, querendo colocar o marketing como responsável por tudo, como centro de todos os processos da empresa?”. Ao estudar “praça”, um dos 4 P’s, eu pensava: “Mas isto não é marketing, é logística!”. Os últimos anos felizmente abriram-me os olhos. Como administrador de uma empresa de tecnologia, percebo agora como a genialidade de Drucker parte justamente deste ponto: toda organização pensando e trabalhando em prol do seu posicionamento no mercado. Leia mais…


Categorias: Trade Marketing

A importância do atendimento ao cliente pelo promotor de vendas.


promotor de vendas

Certa vez eu perguntei a minha equipe de promotores quem era o nosso patrão. Ouvi quase que em coro o nome do dono da empresa. O silêncio pairou no ar quando falei que todos estavam errados. Muitos até ficaram preocupados e se questionando: “- Será que ele vendeu a empresa”? Houve um alívio no momento que falei que o nosso patrão na verdade era nosso cliente e não o dono da empresa como se supunha.

Para o promotor de vendas essa definição tem uma importância dupla. Como assim? É muito simples, o promotor de vendas tem que ter em mente que o seu cliente é tanto o varejista como o consumidor final. Para um melhor entendimento leia nosso artigo “O que é sell-out No PDV e por que o promotor deve se preocupar com ele”. Leia mais…


Categorias: Merchandising

Planilha Gratuita para elaboração de roteiros da equipe de campo


planilha para roteiros

Roteiro é uma palavra usada frenquentemente no vocabulário de qualquer profissional da área de trade marketing e merchandising. É através deste planejamento de visitas aos PDVs que a equipe de promotores de venda executa a estratégia de trade definida pela empresa e alavanca a venda dos seus produtos.

Todo coordenador ou supervisor que gerencia uma equipe de campo, deve separar um momento do seu dia para planejar o roteiro de sua equipe. Esse roteiro deve estar organizado para que nenhum PDV fique de fora e para que todos os promotores tenham sua agenda completa de visitas, o que torna esse processo um pouco trabalhoso quando não contamos com a ferramenta adequada. Leia mais…


Categorias: Trade Marketing

Boas práticas para merchandising no ponto de venda


merchandising no ponto de vendaConquistar um shopper e transformá-lo em consumidor da sua marca envolve algumas etapas, desde o processo de produção do produto até a exposição dele no varejo. Mas vamos ao que interessa aos leitores do blog: o merchandising no ponto de venda. Separamos três boas práticas que mudam a forma como o shopper vê os produtos e facilitam a compra. São elas: Leia mais…


Categorias: Boas práticas e técnicas de merchandising

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